Deveremos, com responsabilidade, garantir que o progresso não se afaste daquilo que está no centro de toda a prática clínica: a dignidade do ser humano.
A ética, a filosofia, a bioética, as políticas científicas, as ciências da saúde, o direito e a inteligência artificial (…) são fundamentais para promover a reflexão crítica, a responsabilidade social e a participação democrática.
Deixem-me começar com uma história que serve como metáfora de resiliência e transformação e ilustra de forma eloquente o desafio da renovação. A história da águia.
Enquanto Presidente do Centro de Estudos de Bioética (CEB), quero enaltecer a forma colegial e eticamente democrática como decorreu a eleição dos novos órgãos sociais do CEB. O programa de ação a que nos propusemos, sufragado pelos associados presentes na Assembleia Geral que aprovaram, por unanimidade, a lista única que se candidatou, é prova da confiança depositada para o novo ciclo da vida do CEB.
🎥 Da Fundação e Da Continuação — Pe. Vasco Pinto de Magalhães, sj 📍 Encontro de Investigadores em Bioética na Lusofonia 2025 Neste testemunho profundo e visionário, o Pe. Vasco Pinto de Magalhães recorda os fundamentos éticos e espirituais que …
Dando continuidade ao Encontro de Investigadores em Bioética na Lusofonia 2025, a primeira conferência do programa foi proferida pela Professora Doutora Ana Sofia Carvalho, um dos nomes mais influentes da bioética em Portugal e no espaço lusófono. Sob o título …
🎥 Abertura Oficial | Encontro de Investigadores em Bioética na Lusofonia 2025 📍 Universidade de Aveiro | 📅 6 de Junho de 2025 A sessão de abertura do EIBL 2025 marcou o início de um dos mais significativos encontros dedicados …
🧠 Dignidade Humana: Onde Tudo Começou? O Prof. Doutor João Diogo Loureiro conduz-nos por uma reflexão profunda sobre “O conceito de dignidade humana: raízes históricas e evolução” nesta que foi a primeira conferência do ciclo Digitas Infinita, organizado pelo Centro …
André Marcelo Machado Soares ResumoA racionalidade moderna se apresenta sob vários aspectos e isto conduz, necessariamente, a impossibilidade de afirmar a existência de um único modelo de racionalidade. Por isso, o esforço de sistematizar análises de condutas, tendo como base …
Erika Maria Rocha LeiteMirna Albuquerque FrotaAndréia BraideRenato da Silveira Borges NetoCarlos Costa Gomes 1 – IntroduçãoEmbora existam vários modelos de masculinidade derivados da inserção do homem na estrutura social, política, econômica e cultural, um modelo hegemônico emerge em cada contexto …


